Transparência

Entre e fique a vontade para expressar suas opiniões, contar seus casos e experiências com golpes, fraudes e afins!!
Seja Bem-vindo!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Venda de sacolas plasticas nos supermercados

Oi pessoal, tudo bem?!
Lembram quando falei de reciclagem aqui no blog? Então, assistindo ao Fantastico ontem, uma reportagem em especial me chamou atenção, "Supermercados de São Paulo não fornecem mais sacolas plásticas". Agora para usar as sacolas do mercado tem que pagar.
Em 2010, tive a oportunidade de ir a Europa, fiquei na Alemanha na cidade de Monchengladbach e me surpreendi com determinados comportamentos, que infelizmente não temos aqui, a começar pela polêmica citada pelo Fantastico. Lá eles usam as sacolas Ecobag, todos levam as suas sacolas, mas como nos mercados em São Paulo, também tem dos dois tipos a venda. Acho que não só São Paulo, mas todo o Brasil deveria adotar essa pratica.
Outra coisa que achei muito interessante é que no supermercado é vendido água mineral no engradado, são 6 garrafas de 1,5litros e são retornaveis, a embalagem é igual a nossa. Depois que consumir a água, as pessoas levam ao supermercado e devolvem numa maquina que lhe dá um credito para que comprem mais água. O lixo, que também  foi citado na reportagem é todo organizado, o lixo orgânico é colocado em um saco que é comprado em um lugar especifico, que é recolhido somente uma vez por semana e tem uma regrinha que deve ser seguida, que infelizmente não consigo lembrar, mas acho que é +/- assim... tem que estar no saco adequado, ser colocado no dia e na hora certa numa caixa especifica que deve ser colocada do lado de fora da casa, se não respeitar essa regra, eles não recolhem o lixo. Já as embalagens de vidro, devem ser lavadas e entregues num lugar especifico. As demais embalagens também são colocadas em um cesto de lixo separado e em outro tipo de saco.
Ah, o lixo do banheiro?! Pois é, o papel higiênico é feito em um papel que pode ser jogado dentro do vaso sanitário que não corre o risco de entupir, assim dificilmente tem lixo no banheiro. Aqui não podemos fazer isso que correremos um serio risco de emtupir! É uma pena que estamos longe de alcançar tudo isso. Se não for imposto, como esta sendo em São Paulo, nunca chegaremos lá. Por isso que eu insisto em dizer que isso deve começar na escola, para que os adultos do futuro tenham essa conciência. É uma questão até cultural, mas enfim, se cada um fizer um esforço, chegaremos lá!

Abracem essa ideia e adotem as Ecobags e a reciclagem do lixo, separem o lixo organico dos demais! A natureza agradece!

Um super bjooo

Nenhum comentário:

Postar um comentário